Contatos do Programa

MSN: paralelo30@live.com
Telefone: 32328968
Ouvir pela internet: http://www.furgtv.furg.br/
celular produção: Angelina: 84285732
celular produção: Fernanda: 84285716

Total de visualizações de página

sábado, 19 de fevereiro de 2011

QUARTA-FEIRA, 16 de FEVEREIRO de 2011

Paralelo 30 discute o poder das Máfias Italianas

O convidado especial desta quarta-feira foi o bacharel em Direito Cristiano Bastos, que introduziu o assunto comentando sobre a repercussão das manifestações feministas contra o comportamento sexual (caso "Rubygate") do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, cujo o partido ultra-direita Forza Italia tem relações muito próximas com a mafia.
Na Itália, cada região é comandada por uma máfia diferente: na região da Calábria é a Ndranheta, cujo nome ironicamente significa "heroísmo e virtude", na ilha da Sicília quem manda é a Cosa Nostra, na região da Apúlia (Puglia) a Sacra Corona Unita, que é um grupo mais recente nascido em 1983 e com conexões com todas as outras máfias italianas e a quarta máfia, a qual o programa se concentrou, a Camorra, que domina Nápoles.
Cristiano Bastos explicou que a Camorra, junto com a Cosa Nostra, é a máfia mais antiga surgida no início do século XIX no meio urbano e que se relaciona as atividades de contrabando, chantagem, suborno, roubo e assassinatos, controlando negócios ilícitos e, muito pior, como enfaticamente disse, NEGÓCIOS LÍCITOS. Também contou histórias do livro do jornalista Roberto Saviano - "Gomorra" - questionando pragmaticamente o que ali estava escrito pois acredita que as organizações mafiosas são muito mais obscuras do que se pode imaginar. Afinal, elas faturam  mais de US$ 163 bilhões por ano, movimentando juntas em torno de US$ 317 milhões POR DIA. 
Enfim, um assunto que quanto mais se investiga mais têm para se investigar e por isso, aguarde a continuação dessa discussão na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário