Contatos do Programa

MSN: paralelo30@live.com
Telefone: 32328968
Ouvir pela internet: http://www.furgtv.furg.br/
celular produção: Angelina: 84285732
celular produção: Fernanda: 84285716

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estréia do programa com nova apresentação!

O programa Paralelo 30 estreiou com a apresentação da radialista Bruna Ribas e o convidado do dia foi o oceanólogo e Doutor em ecologia professor Antônio Libório Philomena. Na pauta foi discutido sobre o novo Código Florestal e a construção do megaempreendimento Belo Monte a partir do rio Xingu.
Professor Philomena contou da viagem que fez no intuito de conhecer as comunidades ribeirinhas no Pará que serão atingidas pela hidrelétrica e explicou que os pequenos agricultores serão empurrados para o meio urbano  sem perspectivas de trabalho, pois essas comunidades estão ligadas a terra e ao rio.
Contou que Belo Monte responderá por apenas 5% da energia necessária para o Brasil e que esse empreendimento somente irá favorecer grandes empresas.Reiterou a necessidade de investir em tecnologias limpas como a energia das mares (a qual o litoral nordestino se presta), energia eólica (incipiente em alguns lugares do Rio Grande do Sul), energia solar e a energia a partir da biomassa. 
No segundo bloco, o professor Philomena questionou a posição de pessoas inabilitadas ocupando cargos no governo dos quais nada entendem, citou exemplos do meio ambiente e esclareceu que o novo Código Florestal somente atende aos interesses dos empresários do agrobusiness, que querem desmatar sem cautela para exportarem soja e carne para fora do país, principalmente China.Explicou de como o ecossistema amazônico influencia o clima de São Paulo e que irá afetar o sul do país também.
No final, deu uma "palhinha" sobre energia nuclear e a forma pela qual os países se desfazem do lixo tóxico, além de contar aos ouvintes que depois de 12 anos, finalmente, os responsáveis pelo episódio navio Bahamas
(pesquise aqui: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=8&n=6782)foram condenados ao pagamento de uma multa de R$ 20 milhões, o que considera um baixo valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário